Sumários
A construção das perguntas de escolha múltipla.
27 Abril 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A construção das perguntas de escolha múltipla. Estas perguntas permitem avaliar uma grande diversidade de conteúdos.
Perguntas abertas e fechadas, objetivas e não objetivas. As perguntas de preenchimento de lacunas. Perguntas de escolha múltipla (introdução).
20 Abril 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Perguntas abertas e fechadas, objetivas e não objetivas. Perguntas de produção de texto: iniciar pelo verbo que descreve a ação; uma pergunta, uma resposta; quantificar os elementos da resposta. As perguntas de preenchimento de lacunas avaliam conhecimentos elementares mas requerem uma construção cuidadosa. As perguntas de escolha múltipla devem ter 4/5 opções e indicar o processo de resposta.
Estrutura do Trabalho de MEG. A ficha de trabalho.
6 Abril 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Estrutura do trabalho de Metodologia do Ensino de Geografia. A ficha de trabalho promove a interatividade entre recursos e dinamiza o trabalho na sala de aula.
A proposta de planificação de Frances Slater
30 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A proposta de planificação de Frances Salter: o recurso didático mais simples precede o recurso mais rico. A exploração de um recurso multimedia devet ter a juzante um registo escrito. A educação geográfica deve promover a recriação de espaços geográficos pelos alunos. O conflito entre ambiente e economia.
A proposta metodológica de B. Merenne-Schoumaker
23 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Sumário da aula anterior. A Geografia da Felicidade versus IDH. A educação geográfica é a formação que rodos devem ter em Geografia, não sendo uma réplica do ensino universitário. A proposta metodológica de Merenne-Schoumaker: conhecimento prático/intuitivo; documental; coerente e integrado; aplicado. Uma rutura metodológica no âmbito da escola francófona.
Diálogo com as alunas Erasmus no final da aula.