Sumários
A evolução do ensino de Geografia em Portugal no século XX
16 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Revisão dos dois primeiros ciclos da educação geográfica em Portugal, no século XIX: o Iluminismo Tardio e Nacionalismo/Positivismo Corográfico.
A Geografia Sobrevivente da primeira metade de XX: o avanço das ideias naturalistas, a omissão das preocupações sociais, a desvalorização curricular da disciplina. O Segundo Nacionalismo: a valorização da Geografia na propaganda do império colonial. O Pós-25 de abril: a identificação dos portugueses com um Portugal redefinido. Anos 90: a propaganda da União Europeia. A Reorganização Curricular de 2001: Portugual, a Europa e o Mundo num ensino por competências. As Metas Curriculares de 2013: o regresso do ensino memorístico. 2017: o ano da mudança, “great again”, com a retoma das competências.
Visita ao Colégio Vasco da Gama, em Meleças/Sintra, onde se assistiu e debateu o funcionamento de uma aula (e de uma turma) com recurso quase exclusivo às tecnologias de informação.
9 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Visita ao Colégio Vasco da Gama, em Meleças/Sintra, onde se assistiu e debateu o funcionamento de uma aula (e de uma turma) com recurso quase exclusivo às tecnologias de informação.
Participação no Seminário Luso-Espanhol do Projeto Nós Propomos!, 18 de fevereiro 2017
2 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Participação no Seminário Luso-Espanhol do Projeto Nós Propomos!, 18 de fevereiro 2017
O Iluminismno Tardio e o Positivismo corográfico
23 Fevereiro 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Distribuição dos textos da recensão de Trabalho de Campo em Geografia pelos alunos (não propostos antes pelos mesmos).
O contributo dos portugueses para o conhecimento geográfico, com os Descobrimentos. A leitura generalista do mundo no Iluminismo Tardio; Casado Giraldes e Sacra Família e as respetivas obras. Filipe Folque e Ferreira Deusdado: vultos da segunda metade de XIX com relevância para a Geografia e a educação geográfica. O Portugal da Regeneração e um país que se volta para o seu interior. O ciclo do Positivismo Corográfico.
Apresentação. Conceitos. O Iluminismo tardio.
16 Fevereiro 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A constituição da rede de Iniciação à Prática Profissional. A intervenção do Secretário de Estado da Educação na Escola Secundária Maria Amália, no dia 15 de fevereiro: as desigualdades socio-económicas e o seu reflexo no insucesso escolar.
Apresentação do Programa e da avaliação da Unidade Curricular:
A avaliação da Unidade Curricular será realizada através de:
. um blogue com uma reflexão crítica sobre as sessões da unidade curricular (25%)
. um trabalho individual de planificação e construção de recursos educativos para uma sequência didática de cerca de 5 aulas (75%). A classificação final será ponderada pela avaliação contínua.
Entrega do trabalho de MEG: 20 de junho
Visita ao Externato Vasco da Gama: 8 de março
Os conceitos de Didática e de Metodologia. A reforma protestante e a Didática Magna, de Coménio. A língua, o território e os antepassados como pilares da nacionalidade: do Antigo Regime às referências identitárias liberais. A Geografia iluminista e o exemplo de Humbolt. Início dos ciclos de evolução da educação geográfica em Portugal: o iluminismo tardio.