Sumários

A evolução do ensino de Geografia em Portugal no século XX

16 Março 2017, 13:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Revisão dos dois primeiros ciclos da educação geográfica em Portugal, no século XIX: o Iluminismo Tardio e Nacionalismo/Positivismo Corográfico.

A Geografia Sobrevivente da primeira metade de XX: o avanço das ideias naturalistas, a omissão das preocupações sociais, a desvalorização curricular da disciplina. O Segundo Nacionalismo: a valorização da Geografia na propaganda do império colonial. O Pós-25 de abril: a identificação dos portugueses com um Portugal redefinido. Anos 90: a propaganda da União Europeia. A Reorganização Curricular de 2001: Portugual, a Europa e o Mundo num ensino por competências. As Metas Curriculares de 2013: o regresso do ensino memorístico. 2017: o ano da mudança, “great again”, com a retoma das competências.


Visita ao Colégio Vasco da Gama, em Meleças/Sintra, onde se assistiu e debateu o funcionamento de uma aula (e de uma turma) com recurso quase exclusivo às tecnologias de informação.

9 Março 2017, 13:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Visita ao Colégio Vasco da Gama, em Meleças/Sintra, onde se assistiu e debateu o funcionamento de uma aula (e de uma turma) com recurso quase exclusivo às tecnologias de informação.


Participação no Seminário Luso-Espanhol do Projeto Nós Propomos!, 18 de fevereiro 2017

2 Março 2017, 13:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Participação no Seminário Luso-Espanhol do Projeto Nós Propomos!, 18 de fevereiro 2017


O Iluminismno Tardio e o Positivismo corográfico

23 Fevereiro 2017, 13:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

Distribuição dos textos da recensão de Trabalho de Campo em Geografia pelos alunos (não propostos antes pelos mesmos).

O contributo dos portugueses para o conhecimento geográfico, com os Descobrimentos. A leitura generalista do mundo no Iluminismo Tardio; Casado Giraldes e Sacra Família e as respetivas obras. Filipe Folque e Ferreira Deusdado: vultos da segunda metade de XIX com relevância para a Geografia e a educação geográfica. O Portugal da Regeneração e um país que se volta para o seu interior. O ciclo do Positivismo Corográfico.


Apresentação. Conceitos. O Iluminismo tardio.

16 Fevereiro 2017, 13:00 Sergio Claudino Loureiro Nunes

A constituição da rede de Iniciação à Prática Profissional. A intervenção do Secretário de Estado da Educação na Escola Secundária Maria Amália, no dia 15 de fevereiro: as desigualdades socio-económicas e o seu reflexo no insucesso escolar.

Apresentação do Programa e da avaliação da Unidade Curricular:

A avaliação da Unidade Curricular será realizada através de:

. um blogue com uma reflexão crítica sobre as sessões  da unidade curricular (25%)

. um trabalho individual de planificação e construção de recursos educativos para uma sequência didática de cerca de 5 aulas (75%). A classificação final será ponderada pela avaliação contínua.

Entrega do trabalho de MEG: 20 de junho

Visita ao Externato Vasco da Gama: 8 de março

 

Os conceitos de Didática e de Metodologia. A reforma protestante e a Didática Magna, de Coménio. A língua, o território e os antepassados como pilares da nacionalidade: do Antigo Regime às referências identitárias liberais. A Geografia iluminista e o exemplo de Humbolt. Início dos ciclos de evolução da educação geográfica em Portugal: o iluminismo tardio.