Sumários

1.2 Relação entre teoria e metodologia e o debate da investigação quantitativa / qualitativa

8 Março 2022, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada por Alina Esteves. 1.2 Relação entre teoria e metodologia e o debate da investigação quantitativa / qualitativa. Métodos de recolha de informação: metodologia quantitativa e metodologia qualitativa. Os métodos mistos. Exemplos de estudos e desafios colocados aos investigadores por cada metodologia. Exemplos de metodologias usadas em teses de mestrado e doutoramento do IGOT, segundo o enquadramento teórico seguido.

 

Bibliografia

Barata, P. (2020). Modelação Espaciotemporal do Crime em Lisboa, Dissertação de Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Modelação Territorial Aplicados ao Ordenamento apresentada ao IGOT. Lisboa: IGOT-Ulisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/43050

Barreno Lalama, A. (2016). La rehabilitación de la red ferroviaria patrimonial del Ecuador y sus efectos en la transformación del territorio. Dissertação de Mestrado em Geografia, Território e Urbanismo apresentada ao IGOT. Lisboa: IGOT-Ulisboa. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/25688

Buhr, F. (2018). Migrant spatial integration : pathways through Lisbon. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa.  https://repositorio.ul.pt/handle/10451/34872

Reiter, B. (2017). Theory and methodology of exploratory social science research. International Journal of Science & Research Methodology, 5(4), 129-150. https://ttu-ir.tdl.org/bitstream/handle/2346/86610/reiter%20article.pdf?sequence=3

 

 

Link moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6150  


1.1 A investigação em Geografia Humana questões epistemológicas, ideológicas e ontológicas

3 Março 2022, 16:00 Daniel André Fernandes Paiva

1) O que é epistemologia, ideologia e ontologia? 

   
2) Perspetivas epistemológicas nas ciências e humanidades 

3) Perspetivas epistemológicas na geografia 

4) Formular questões de diferentes perspetivas


Apresentação dos docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.

22 Fevereiro 2022, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelos 2 docentes. Apresentação dos docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.


A avaliação é a seguinte:

Alunos em Regime da Avaliação Normal:

-   1 trabalho escrito individual com a seleção, recolha e tratamento de dados qualitativos (45%)

-   1 trabalho escrito individual sobre a recolha de dados quantitativos (45%)

-   Participação e assiduidade às aulas (10%)

 

 

Alunos em Regime de Avaliação Especial:

-  1 trabalho escrito individual sobre a recolha de dados qualitativos com apresentação oral (50%)

-  1 trabalho escrito individual sobre a recolha de dados quantitativos com apresentação oral (50%)

 

 

Avaliação em Época Específica (apenas para alunos em regime especial):

-  1 trabalho escrito individual com apresentação oral em moldes a discutir com os docentes (100%).

 

 

Presenças: 11

 

Bibliografia

DeLyser, Dydia; Herbert, Steve; Aitken, Stuart; Crang, Mike; McDowell, Linda (2010). The SAGE Handbook of Qualitative Geography. London: Sage.

Field, Andy (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. London: Sage.

Gelman, Andrew; Hill, Jennifer; Vehtari, Aki (2020). Regression and Other Stories. Cambridge: Cambridge University Press.

Laureano, Raul; Botelho, Maria do Carmo (2017). SPSS Statistics - O Meu Manual de Consulta Rápida. Lisboa: Edições Sílabo.

Marafon, Glaucio; Ramires, Julio; Ribeiro, Miguel; Pessôa, Vera (2013). Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EDUERJ.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=6150