Apoio aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos.
13 Outubro 2016, 15:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apoio aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos. Os grupos e os temas são os seguintes: Diogo Silva, André Ribeiro e Ana Rita Santos (a transição do estudo para o mercado de trabalho, comparando Portugal com um país do Norte da Europa); Fábio Faia, André Machado, Élvio Martins, Carolina Dias (Inversão do envelhecimento da população nos países nórdicos: estratégias e políticas); Ricardo Martins, Felícia Soares e Luzinete Ferreira (causas e consequências do Brexit); André Paixão, Hugo Martins, Márcio Ferreira e Renato Albuquerque (alterações na política agrícola da U.E. nos últimos 30 anos); Steffen Dibke (O Brexit e a reestruturação da economia europeia); Joana Silva, Márcia Gonçalves, Maria Martins e Inês Melo (turismo); Ana João, Sara Lopes e Ana Fernandes (Exportações, competitividade tecnológica); David Filipe e António Ramalho, Susana Oliveira e Flávia Sanches (Diferença salariais entre homens e mulheres: os casos de estudo de Portugal e da Eslovénia); Jéssica, Bruno Pires e Renato Marques; Bogumila Szczepaniak e Ania (a integração da Polónia na UE); Inês Cristo e Rafael Almeida (Abandono escolar: contraste entre países na UE).
Bibliografia:
Population ageing in Europe: facts, implications and policies (https://ec.europa.eu/research/social-sciences/pdf/policy_reviews/kina26426enc.pdf);
Europe's Ageing Demography, Helen Creighton, 2014 (www.ilcuk.org.uk/files/Europes_Ageing_Demography.pdf ). http://www.debatingeurope.eu/2016/05/02/can-europe-reverse-demographic-decline/#.V_-OFNQrIrg ).
The EU economics and policies, Ali M. El-Agraa, 2007 (cap. 28.2 The vision of contemporary politicians p. 543); ver tb cap. 26.3 de Ali M. El-Agraa, 2011
The EU economics and policies, Ali M. El-Agraa, 2011 (cap. 20 The Common Agricultural Policy p.306).
Reducing early school leaving: Key messages and policy support (http://ec.europa.eu/dgs/education_culture/repository/education/policy/strategic-framework/doc/esl-group-report_en.pdf ).
Página Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7239