Apoio aos grupos de alunos sobre os trabalhos a decorrer.

17 Novembro 2016, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apoio aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos. Os grupos e os temas apoiados nesta aula foram: Diogo Silva, André Ribeiro e Ana Rita Santos (a transição do estudo para o mercado de trabalho, comparando Portugal com a Islândia; os alunos tiveram substituíram a Finlândia pela Islândia, estão a aplicar os questionários numa escola secundária da região de Lisboa; estão a consultar dados do relatório PISA); Ricardo Martins, Felícia Soares e Luzinete Ferreira (causas e consequências do Brexit; comentários da docente à análise social do Brexit já redigida pelos alunos); Jéssica Carmo, Bruno Pires e Renato Marques (recolha de informação sobre os resultados do PISA para Portugal e Finlândia); André Paixão, Hugo Martins, Márcio Ferreira e Renato Albuquerque (análise do guião da entrevista a realizar junto de um jovem agricultor de Mangualde); Steffen Dibke (O Brexit e os impactos na investigação e ciência no RU e na Europa; análise de dados e consulta bibliográfica); Fábio Faia, André Machado, Élvio Martins, Carolina Dias (Inversão do envelhecimento da população nos países nórdicos: estratégias e políticas; orientação na exploração dos dados do Eurostat); Bogumila Szczepaniak e Anna Szprycha (a integração da Polónia na EU; análise de dados e gráficos já recolhidos pelas alunas); Inês Cristo e Rafael Almeida (Abandono escolar: contraste entre Portugal e a Croácia; análise das diferenças entre os dois países relativamente à taxa de abandono escolar).

  

Bibliografia:

OECD (2013) - PISA 2012 Results in Focus: What 15-year-olds know and what they can do with what they know: Key results from PISA 2012 (https://www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results.htm).

Neyer, Gerda & Andersson, Gunnar (2007) - Consequences of Family Policies on Childbearing Behavior: Effects or Artifacts?, Max Planck Institute for Demographic Research WORKING PAPER WP 2007-021 MAY 2007. (http://www.demogr.mpg.de/papers/working/wp-2007-021.pdf)

Turismo de Portugal (2011) - Plano Estratégico Nacional Do Turismo Propostas Para Revisão No Horizonte 2015 – Versão 2.0 (http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/publicacoes/Documents/PENT%20Revisao%202011.pdf)

Swati Dhingra, Gianmarco Ottaviano, Thomas Sampson and John Van Reenen (2016) - The consequences of Brexit for UK trade and living standards. London School of Economics. (http://cep.lse.ac.uk/pubs/download/brexit02.pdf)

The EU economics and policies, Ali M. El-Agraa, 2007 (cap. 28.2 The vision of contemporary politicians p. 543); ver tb cap. 26.3 de Ali M. El-Agraa, 2011

The EU economics and policies, Ali M. El-Agraa, 2011 (cap. 20 The Common Agricultural Policy p.306).

  

Página Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7239