Sumários

Apresentação e discussão dos projetos do/as estudantes.

27 Outubro 2020, 18:00 Cristina Maria Palma da Conceição

Apresentação e discussão dos projetos do/as estudantes. 


Observação e análise (2): observação direta. Revisões gerais sobre métodos extensivos-quantitativos e intensivos-qualitativos

20 Outubro 2020, 18:00 Cristina Maria Palma da Conceição

Tipos de observação direta (designadamente quanto à participação, anonimato, sistematicidade das notas, abordagem qualitativa e quantitativa, etc.). Sensibilização para os procedimentos de entrada/permanência/saída do terreno e ética na pesquisa de terreno.

Revisão geral da distinção/articulação entre métodos extensivos-quantitativos e intensivos-qualitativos, tendo em conta aspetos como objetivos gerais, técnicas de recolha e tratamento de informação mais usuais, procedimentos de amostragem/seleção de casos, relação teoria-observação, momentos chave de preparação e tratamento de dados, e formas habituais apresentação de resultados. Os métodos mistos e as noções de triangulação, representatividade e validade. Integridade académica e ética na investigação.


Observação e análise (1): inquéritos por questionário e entrevistas

13 Outubro 2020, 18:00 Cristina Maria Palma da Conceição

Potencialidades e limites da recolha de informação por inquirição. A amostragem em processos de inquirição. As etapas dos processos de inquirição, tipos de perguntas e riscos de enviesamento. Tipos de entrevistas e o uso de guiões de entrevista. Entrevistas individuais e grupos focais. Discussão sobre condições sociais de inquirição e sensibilização para os procedimentos de angariação de inquiridos/entrevistados. Tratamento de informação quantitativa e qualitativa decorrente de processos de inquirição.  


Conceptualização, construção de modelos de análise e seleção de casos. Principais estratégias de pesquisa utilizadas em ciências sociais. O recurso a dados secundários.

6 Outubro 2020, 18:00 Cristina Maria Palma da Conceição

Exploração de exemplos acerca de noções como problemática, modelos de análise, hipóteses, conceitos e indicadores. Ponderação das questões ligadas à delimitação de objetos empíricos e à escolha de casos. Tipos de desenho da pesquisa empírica: estudos transversais, longitudinais, comparativos, experimentais e de caso.

O recurso a dados secundários: distinção entre fontes bibliográficas (de suporte à problematização), dados primários e secundários. Potencialidades e limites da análise de estatísticas oficiais e de documentos (dados secundários), nas suas vertentes qualitativa e quantitativa. Exploração de exemplos de documentos passíveis de análise empírica (incluindo, entre outros, imprensa, redes sociais e outras fontes eletrónicas). Breves noções sobre análise de conteúdo e apresentação de resultados decorrentes destas técnicas.


Pesquisa exploratória e definição de objetivos.

29 Setembro 2020, 18:00 Cristina Maria Palma da Conceição

Principais etapas dos projetos de pesquisa. Procedimentos de pesquisa exploratória, com especial incidência para pesquisa bibliográfica (estratégias, recursos) e ferramentas de gestão de fontes: exploração de exemplos práticos. Distinção entre tema, objeto de estudo, perguntas de partida, questões de investigação e objetivos. Enunciado de objetivos comuns (ex. descrição, explicação, compreensão, etc.) e sua articulação com opções metodológicas (extensivas-quantitativas e intensivas-qualitativas).