Sumários

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.

3 Maio 2017, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: redefinição dos objectivos, acompanhamento na revisão da literatura, elaboração do esquema analítico, hipóteses de investigação, dependendo do grau de avanço dos grupos. Os grupos orientados foram: Bernardo Coelho e Pedro Verde (o papel dos life-style migrants na mitigação da sazonalidade do comércio no centro de Lagos; revisão da literatura a decorrer muito lentamente); Carolina Dias e Inês Andrade (o casamento homossexual em Portugal ao nível de NUTs III; recolha de dados para a análise factorial; definição de hipótese, revisão da literatura quase feita); Ana Coimbra e Joel Martins (o sentido de lugar entre os imigrantes no Martim Moniz; entrevistas exploratórias já feitas; revisão da literatura com problemas); Joaquim Piçarra e Mariana Chega (o acolhimento de refugiados do Médio Oriente em Portugal; revisão da literatura desequilibrada, hipóteses com problemas e esquema analítico tem de ser reformulado).

 

Bibliografia:

Torkinton, K. (2011) - The discursive construction of place-identity: British lifestyle migrants in the Algarve. Dissertação de doutoramento.

Kitchin, R.; Tate, N. (2000) - Conducting Research in Human Geography: Theory, Methodology and Practice. London, Routledge.

Vale de Almeida, M. (2009) - A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família. Lisboa. ICS.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Salt, J. (1997) - International Movements of the Highly Skilled. OECD, Paris.
Triandafyllidou, Anna, Isaakyan, Irina, Schiavone, Giuseppe (Eds.) (2016) High Skill Migration and Recession. London, Palgrave Macmillan.

Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551 

 

 


Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.

26 Abril 2017, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: redefinição dos objectivos, acompanhamento da realização das fichas de leitura e elaboração do esquema analítico, dependendo do grau de avanço dos grupos. Os grupos orientados foram: Carolina Dias e Inês Andrade (o casamento homossexual em Portugal ao nível de NUTs III; recolha de dados para a análise factorial); Ana Coimbra e Joel Martins (o sentido de lugar entre os imigrantes no Martim Moniz; entrevistas exploratórias já feitas; as leituras prosseguem); Joaquim Piçarra e Mariana Chega (o acolhimento de refugiados do Médio Oriente em Portugal; entrevistas aos CPR e a diversas associações de acolhimento de refugiados).


Bibliografia:

Vale de Almeida, M. (2009) - A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família. Lisboa. ICS.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Salt, J. (1997) - International Movements of the Highly Skilled. OECD, Paris.
Triandafyllidou, Anna, Isaakyan, Irina, Schiavone, Giuseppe (Eds.) (2016) High Skill Migration and Recession. London, Palgrave Macmillan.
 

Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551  


Apresentações dos alunos sobre a problemática.

19 Abril 2017, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentações – problematização, objectivos e conceitos. Todos os 15 grupos realizaram as suas apresentações.


Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.

CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.

QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.

 

Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551  


Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: definição dos objectivos e as fichas de leitura.

5 Abril 2017, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: definição dos objectivos e as fichas de leitura. Os grupos orientados foram: Bernardo Coelho e Pedro Verde (o papel dos life style migrants no combate à sazonalidade do comércio de Lagos; marcação de entrevistas exploratórias em Lagos); Carolina Dias e Inês Andrade (o casamento homossexual nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto; revisão do inquérito); Ana Coimbra e Joel Martins (o sentido de lugar entre os imigrantes no Martim Moniz); Joaquim Piçarra e Mariana Chega (o acolhimento de refugiados do Médio Oriente em Portugal; tratamento dos dados quantitativos recolhidos nas páginas da PAR e do CPR).


Bibliografia:

Vale de Almeida, M. (2009) - A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família. Lisboa. ICS.

THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.

Michaela Benson, Karen O'Reilly (2009) Lifestyle Migration: Expectations, Aspirations and Experiences (Studies in Migration and Diaspora) Har/Ele Edition.

Holzer, W. (1999) – O lugar na Geografia Humanista, Revista Território. Rio de Janeiro. ano IV, n° 7. p. 67-78. jul./dez. 1999.

 

Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551  


Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: ajustamento da pergunta de partida e análise da ficha SQCAAP.

29 Março 2017, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação dos grupos de alunos nos seus temas de trabalho, nomeadamente a definição da pergunta de partida e perguntas complementares. Os grupos orientados foram: Ana Coimbra e Joel Martins (o sentido de lugar entre os imigrantes no Martim Moniz), André Rebelo e Élvio Gouveia (emigração de jovens portugueses qualificados: expectativas de regresso); Bernardo Coelho e Pedro Verde (o papel dos life style migrants no combate à sazonalidade do comércio de Lagos); Carolina Dias e Inês Andrade (casamento homossexual nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto).


Bibliografia:

Vale de Almeida, M. (2009) - A Chave do Armário. Homossexualidade, Casamento, Família. Lisboa. ICS.

THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.

Traindafyllidou, Anna; L. Bartolini and R. Gropas 2017 ‘Drivers of highly skilled mobility from Southern Europe: Escaping the Crisis and Emancipating Oneself’, Journal of Ethnic and Migration Studies, 43, 4, 652-673,

Michaela Benson, Karen O'Reilly (2009) Lifestyle Migration: Expectations, Aspirations and Experiences (Studies in Migration and Diaspora) Har/Ele Edition.

Tuan, Yi Fu (1977) Space and Place: The Perspective of Experience. University of Minnesota Press, Minneapolis, MN.

  

Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551