Sumários
Apresentação das Questões de Partida
13 Março 2017, 10:00 • Maria Teresa Mendes Almeida Alves Pereira
- Cada grupo de trabalho apresentou a ficha da sua Questão de Partida, de acordo com o layout disponibilizado.
- Os temas dos trabalhos são os seguintes:
- Ana João Santos e Ana Sofia Fernandes: Marketing Territorial em Mirandela
- Bia Varela e Mário Santos: impacto da evolução demográfica nas dinâmicas das actividades económicas no concelho da Sertã
- Carina Oitaven e Sílvia Roque: eventos culturais e desenvolvimento em Mértola
- Samuel Simões: as ciclovias em Lisboa.
Breve apreciação das Questões de Partida apresentadas e orientações no sentido da sua operacionalização.
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: ajustamento da pergunta de partida e análise da ficha SQCAAP.
8 Março 2017, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
A primeira parte da aula foi leccionada pelo Prof. Herculano Cachinho. Orientação dos grupos de alunos nos seus temas de trabalho, nomeadamente a definição da pergunta de partida. Os grupos orientados foram: Ana Coimbra e Joel Martins (a imagens dos jovens nos media portugueses no bairro da Cova da Moura), Joaquim Piçarra e Mariana Chega (os desafios colocados pelos refugiados do Médio Oriente às estruturas de acolhimento em Portugal); André Rebelo e Élvio Gouveia (emigração de jovens portugueses qualificados); Bernardo Coelho e Pedro Verde (life style migrants em Lagos ou em Cascais); Carolina Dias e Inês Andrade (casamento homossexual nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto).
Bibliografia:
THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.
Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: definição da pergunta de partida.
1 Março 2017, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
A primeira parte da aula foi leccionada pelo Prof. Herculano Cachinho. Orientação dos grupos de alunos nos seus temas de trabalho, nomeadamente a definição da pergunta de partida. Os grupos orientados foram: Ana Coimbra e Joel Martins (a imagens dos jovens nos media portugueses num bairro da região de Lisboa), Joaquim Piçarra e Mariana Chega (os refugiados do Médio Oriente em Portugal) e André Rebelo e Élvio Gouveia (emigração portuguesa).
Bibliografia:
THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.
Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551
Orientação de 5 grupos de alunos nos seus temas de trabalho.
22 Fevereiro 2017, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
A primeira parte da aula foi leccionada pelo Prof. Herculano Cachinho. Orientação de 5 grupos de alunos nos seus temas de trabalho. Os grupos orientados foram: Ana Coimbra e Joel Martins (a imagens dos jovens nos media portugueses), Joaquim Piçarra e Mariana Chega (os refugiados do Médio Oriente em Portugal), Bernardo Coelho e Pedro Verde (life style migration no Algarve), Sílvia Roque e Carina Oitaven (a variação sazonal da ppulação em Mértola motivada pelos eventos culturais) e André Rebelo e Élvio Gouveia (emigração portuguesa).
Bibliografia:
THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.
Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551
Recolha junto dos alunos dos potenciais temas a desenvolverem ao longo do semestre.
15 Fevereiro 2017, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Recolha junto dos alunos dos potenciais temas a
desenvolverem ao longo do semestre.
Bibliografia:
QUIVY, Raymond; Van CAMPENHOUDT, Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.
Link: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7551