Sumários
A recensão crítica. O trabalho de campo nos programas. As escolas francófona e anglo-saxónica.
14 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
A recensão crítica. O trabalho de campo nos programas. As escolas francófona e anglo-saxónica.
A recensão crítica: síntese e crítica. O trabalho de campo nas Metas Curriculares e no programa de Geografia A: a visita de estudo é uma forma de trabalho de campo. A escola francófona valoriza a pesquisa documental e a escola anglo-saxónica o “fieldwork”O trabalho de campo como observação direta. A escassa regulamentação oficial das visitas de estudo.
7 Março 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Conclusão da rede de formação inicial. A avaliação interna do IGOT e do Mestrado em Ensino de Geografia. Alteração da data da entrega da recensão: 21 de março (máximo de 5 páginas).
O trabalho de campo como observação direta.
A escassa regulamentação oficial das visitas de estudo (Ofício-Circular nº 2, 2005-1-4, DREL; Despacho nº 28-ME-91, 28 de março).
Segundo a DREL: 1 professor por 15 alunos do 3º ciclo e evitar 3º período.
A desvalorização do trabalho de campo nas Metas Curriculares e a aposta num ensino tradicional. A influência da escola francófona, centrada nas escalas nacional e mundial.Conhecimentos, capacidades e atitudes. Conclusão da análise do texto
21 Fevereiro 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
O conhecimento, as capacidades e as atitudes. As competências: do ensino profissional ao ensino básico e secundário. A atual leitura abrangente de competência.
Conclusão da análise do texto de Sérgio Claudino sobre Trabalho de Campo, também com comentário de partes do mesmo pelos alunos.
A distribuição dos alunos por escolas em IPPI.
Apresentação. Início do comentário a um texto
14 Fevereiro 2017, 13:00 • Sergio Claudino Loureiro Nunes
Apresentação do programa. A Avaliação da UC:
Recensão crítica de um capítulo ou artigo sobre trabalho de campo em Geografia e sua discussão no grupo-turma e divulgação no GEOFORO (25%); elaboração de uma proposta de planificação de trabalho de campo, devidamente fundamentada, construção dos documentos respetivos (incluindo um guião de trabalho de campo) e respetiva avaliação (50%); registo crítico, no blogue, do que é abordado nas sessões (25%). A classificação final será ponderada pela avaliação contínua desenvolvida ao longo da unidade curricular.
O sistema educativo alemão dual no ensino básico e secundário. A formação de professores – breve testemunho de Dominik.
O GEOFORO – Foro Iberocamericano de Educação, Geografia e Sociedade. O trabalho de campo vivido por cada aluno no ensino básico e secundário. A relevâncias das visitas de estudo e a desvalorização do trabalho local.
Início do comentário a um texto (Trabalho de Campo em Geografia, de Sérgio Claudino). O contacto com a realidade e a motivação.
Entrega da recensão crítica: 14 de março; apresentação: 21 de março entrega do Guião de trabalho de campo (3 alunos): 30 de maio