Sumários

Lançamento da 2ª situação-problema

10 Abril 2025, 09:00 Luís Filipe Gonçalves Mendes

  • Lançamento da 2ª situação-problema
  • Formação dos grupos de trabalho
  • Eleição dos cargos de coordenador e  secretário
  • Redação dos contratos de trabalho
  • Leitura ativa do cenário do problema pelos membros das equipas


Conclusão de ensaio

3 Abril 2025, 09:00 Luís Filipe Gonçalves Mendes

  • Elaboração do ensaio de geografia urbana comparada
  • Comparação da cidade moderna com a cidade pós-moderna
  • Posicionamento da Área Metropolitana de Lisboa no quadro teórico e analítico das cidades galáticas e moderna/pós-moderna


Elaboração do diagrama de Venn

27 Março 2025, 09:00 Luís Filipe Gonçalves Mendes

  • Definição de objetivos terminais, teno por base o que não sabem, mas precisam de saber para resolver o problema
  • Análise crítica do texto  de Tim Hall & Heather Barrett (2018) Urban Form and Structure
  • Elaboração do diagrama de Venn sobre a cidade moderna e pós-moderna
  • Elaboração do draft do ensaio sobre Lisboa: cidade moderna ou pós-moderna (?)
  • Definição dos indicadores para avaliar as características da cidade de Lisboa em relação à condição moderna e pós-moderna
  • Tutoria aos grupos de trabalho


Leitura ativa de texto e brainstorming

20 Março 2025, 09:00 Luís Filipe Gonçalves Mendes

  1. Leitura ativa do texto de Tim Hall & Heather Barrett: Urban Form and structure:
  • Que grandes questões são levantadas no texto?
  • Que conceitos chave melhor descrevem a realidade das cidades moderna e pós-moderna
     2. Brainstorming dos elementos das equipas sobre:
  • O que julgam saber sobre o problema
  • O que não sabem mas precisam de saber para resolver o problema.


Resolução do exercício prático 1

13 Março 2025, 09:00 Luís Filipe Gonçalves Mendes

  • Leitura ativa do cenário: Grande Lisboa: Metrópole moderna ou pós-moderna? 
  • Identificação do problema e resposta à questão: "O que pensamos saber sobre o problema?"
  • Brainstorming no seio dos grupos e resposta à questão: "O que não sabemos e precisamos de saber para resolver o problema?"
  • Definição de objetivos terminais de aprendizagem e distribuição dos objetivos pelos membros das equipas de trabalho.