Sumários

Tutoria aos grupos de trabalho

21 Maio 2025, 11:00 António Eduardo Alves Martins Ascensão

Balanço das atividades desenvolvidas e a desenvolver

Elaboração do draft da apresentação dos resultados no formato de vídeo (mp4)


Tutoria aos grupos de trabalho

21 Maio 2025, 09:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

  • O que não sabemos e precisamos de saber para resolver o problema
  • Definição de objetivos de aprendizagem (conhecimento+metodologia+finalidade de cada objetivo)
  • Indexação dos objetivos aos membros da equipa: quem é responsável por cada objetivo
  • Preparação do trabalho empírico para recolha de informação sobre as funções e as distâncias que são necessário percorrer pela população com diferentes níveis de mobilidade
  • Desenho do diagnóstico para identificação dos pontos fortes e fracos do bairro para aderir à cidade dos 15 minutos


O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS NA CIDADE

20 Maio 2025, 12:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS NA CIDADE

O padrão de distribuição do comércio e dos serviços na cidade
As teorias e modelos explicativos da organização espacial do comércio
As tipologias hierárquicas e pós-hierárquicas da organização espacial das áreas comerciais
O shoppertainment e o retailtainment
A figitalização dos ecossistemas comerciais
Referências bibliográficas


10ª sessão

20 Maio 2025, 09:00 Daniel André Fernandes Paiva

Lançamento do 3º trabalho prático: Regeneração urbana na Póvoa de Santa Iria
  • Formação dos grupos de trabalho e celebração dos contratos
  • Leitura ativa do cenário pelos alunos
  • Resposta às duas primeiras questões da Ficha SQCAAP:
    • O que neste momento sabemos sobre o problema?
    • O que é que não sabemos e necessitamos de saber para resolver o problema?


O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS NA CIDADE

19 Maio 2025, 11:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS NA CIDADE

O padrão de distribuição do comércio e dos serviços na cidade
As teorias e modelos explicativos da organização espacial do comércio
As tipologias hierárquicas e pós-hierárquicas da organização espacial das áreas comerciais
O shoppertainment e o retailtainment
A figitalização dos ecossistemas comerciais
Referências bibliográficas