Sumários

Conceitos, perspetivas e teoria em geografia urbana

11 Março 2025, 12:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

Conceitos, perspetivas e teoria em geografia urbana

2. A cidade em Portugal

  • A cidade enquanto título honorífico
  • A lei 11/82 de 2 de Junho
  • A cidade para fins estatísticos
  • Os critérios do INE na definição de centros urbanos
  • A redução do limiar mínimo de habitantes com a subida do nível  de vida e o desenvolvimento
  • Diferença entre os conceitos de cidade e de centro urbano
----------------------------------------------------

3. Conceito de urbanização 

  • A urbanização como um processo físico de concentração da população em lugares considerados urbanos
  • A taxa de urbanização como indicador de medição do fenómeno

4. Conceito de urbanismo

  • O urbanismo como modo de vida característico da cidade
  • As características do urbanismo de acordo com L. Wirth
  • As teorias do contraste rural-urbano, do contínuo rural-urbano e do urbanismo aespacial


2ª sessão

11 Março 2025, 09:00 Daniel André Fernandes Paiva

  • Leitura ativa do cenário: Grande Lisboa: Metrópole moderna ou pós-moderna? 
  • Identificação do problema e resposta à questão: "O que pensamos saber sobre o problema?"
  • Brainstorming no seio dos grupos e resposta à questão: "O que não sabemos e precisamos de saber para resolver o problema?"
  • Definição de objetivos terminais de aprendizagem e distribuição dos objetivos pelos membros das equipas de trabalho.


Conceitos, perspetivas e teoria em geografia urbana

10 Março 2025, 11:00 Herculano Alberto Pinto Cachinho

Conceitos, perspetivas e teoria em geografia urbana

1. Conceitos de base: cidade, urbanismo e urbanização

  • Das  noções aos conceitos de cidade, urbano, urbanização, urbanismo, …
  • Problemas de medida e delimitação das cidades
  • A proposta de definição da Comissão Europeia e da OCDE 
  • Análise da experiência portuguesa


Aula prática 3

10 Março 2025, 09:00 Agustin Cocola Gant

  • Leitura ativa do cenário: Grande Lisboa: Metrópole moderna ou pós-moderna? 
  • Identificação do problema e resposta à questão: "O que pensamos saber sobre o problema?"
  • Brainstorming no seio dos grupos e resposta à questão: "O que não sabemos e precisamos de saber para resolver o problema?"
  • Definição de objetivos terminais de aprendizagem e distribuição dos objetivos pelos membros das equipas de trabalho.


Carnaval-não houve aula

6 Março 2025, 11:00 Franz Gustav Buhr

Pausa de carnaval