Sumários

Palestra da Professora Rickie Sanders (Temple University, EUA).

20 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Palestra da Professora Rickie Sanders (Temple University, EUA) sobre transformação urbana, raça, género e classe.

 

Bibliografia:

Sanders, R. (2012). “The Complexities of Teaching Simple Geographic Concepts: A Guide to Connecting Critical Geography to the Classroom.” Geography and Social Justice in the Classroom (Routledge Research in Education Series), Todd Kenreich, Ed.

Sanders, R. (2014). “Trayvon Martin: The Blogosphere, Racial Profiling, Social Justice, Pitbulls, and “The Talk.” Antipode Intervention Symposium.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1299


Migrações e multiculturas urbanas.

13 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

A teoria do contacto inter-étnico (Allport e Pettigrew), a teoria do conflito e a teoria da constrição (Putnam). Críticas e casos de estudo em diferentes contextos. Apresentação e discussão do texto de Ash Amin (2002) Ethnicity and the Multicultural City: Living with Diversity, Environment and Planning A,  (http://journals.sagepub.com/doi/pdf/1 0.1068/a3537. ) por Aniela Janina Krupińska e Karol Dominik Tobiański..

 

Bibliografia:

Demanet, J.; Agirdag, O.; Van Houtt, M.  (2012). "Constrict in the school context: The impact of ethnic school diversity on the quantity and quality of friendships", The Sociological Quarterly, 53: 654–675.

Fonseca, M. L.; McGarrigle, J. (coord.) Esteves, A.; Sampaio, D.; Carvalho, R.; Malheiros, J.; Moreno, L. (2012). Modes of inter-ethnic coexistence in three neighbourhoods in the Metropolitan Area of Lisbon: a comparative perspective. Lisboa: Edições Colibri.

Forrest, R.; Kearns, A. (2001). “Social cohesion, social capital and the neighbourhood, Urban Studies, Vol. 38, No. 12, 2125–2143.

Pettigrew, T. (1998). "Intergroup contact theory", Annual Review of Psychology, 49: 65–85.

Putnam, R. (1995). "Bowling Alone: America's Declining Social Capital", Journal of Democracy, January, pp. 65-78.

Van Dijk, H.; Cramm, J.; Nieboer, A. (2013). "Social cohesion as perceived by community-dwelling older people: the role of individualand neighbourhood characteristics", International Journal of Ageing and Later Life, 8(2): 9-31. (http://www.ep.liu.se/ej/ijal/2013/v8/i2/ijal-210/ijal_210.pdf )

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1299


Pausa de Carnaval

6 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Pausa de Carnaval


Theorizing migration across the disciplines

27 Fevereiro 2019, 13:00 Jennifer Leigh McGarrigle Montezuma de Carvalho

Push-pull theories - Ravenstein’s Laws 1889
- Lee’s push-pull model (1966) - ‘push-pull plus’ (Van Hear, Bakewell & Long, 2017) Economic theories. - neoclassical theory/ NELM  Networks Migration Systems
Jørgen Carling & Kerilyn Schewel (2017): Revisiting aspiration and ability in international migration, Journal of Ethnic and Migration Studies, DOI: 10.1080/1369183X.2017.1384146 Castles, Miller and deHaas (2014) Theories of Migration – Chapter 2, in The Age of Migration. Palgrave Macmillan. King (2012) Theories and Typologies of Migration: An Overview and A Primer, Willy Brandt Series of Working Papers in International Migration and Ethnic Relations 3/12 https://www.mah.se/upload/Forskningscentrum/MIM/WB/WB%203.12.pdf


Apresentação das docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário.

20 Fevereiro 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentação das docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.

A avaliação assenta em três componentes:

- Apresentação oral e entrega de um ensaio individual (4000 palavras) sobre um dos tópicos do programa do seminário – 60% (+10%)

- Resumos escritos sobre os debates realizados nas aulas baseados em textos (1 texto por cada grupo de 2 alunos) – 20%

- Assiduidade – 10%.

 

Introdução – apresentação e panorâmica sobre migrações a nível mundial. Principais categorias de migrantes, fluxos e stocks, entidades produtoras de estatísticas, factores impulsionadores das migrações, formas de limitação das migrações.

Os alunos presentes na aula escolheram os textos que irão apresentar e debater nas aulas.

 

Bibliografia

Bolt, G., Sule Özüekren, A. and Phillips, D. (Eds) (2012) Linking Integration and Residential Segregation. Routledge: Abingdon.

Brickell, K. and Datta, A. (2011) Translocal Geographies Spaces, Places, Connections. Ashgate: London.

Castles, S., de Haas, H. and Miller, M. J. (2014) The Age of Migration. International Population Movements in the Modern World, (5th edition). Palgrave Macmillan: London.

Glick Schiller, N. & Salazar, N.B. (2013) Regimes of Mobility Across the Globe, Journal of Ethnic and Migration Studies, 39:2, 183-200, DOI: 10.1080/1369183X.2013.723253

Keith, M. (2005) After the Cosmopolitan? Multicultural cities and the future of racism, Routledge: Abingdon.

Martiniello, N. and Rath, J. (Eds.) (2010) Selected studies in international migration and immigrant incorporation. Amsterdam University Press - IMISCOE Textbooks: Amsterdam.

Vertovec, S. (2015) Routledge International Handbook of Diversity Studies. Routledge: Abingdon.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1299