Sumários

Balanço e preparação do trabalho qualitativo.

18 Abril 2019, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Balanço e preparação do trabalho. a) Exposição da proposta de trabalho a realizar: Tema; Pergunta de investigação; Razão para metodologia: que dados para responder à pergunta?; Preparação para recolha: como, quanto, onde?; Posição perante o objecto/sujeito a estudar.

 

Bibliografia

Atkinson, P., Coffey, A., Delamont, S., Lofland, J., & Lofland, L. (Eds.). (2001). Handbook of ethnography. London: Sage.

Gilliat-Ray, S. (2011). ‘Being there’: the experience of shadowing a British Muslim Hospital chaplain. Qualitative Research, 11(5), 469-486.

Laurier, E. (2013). Capturing motion: video set-ups for driving, cycling and walking. The Routledge Handbook of Mobilities, 493-502.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298


Paisagens visuais e sonoras.

11 Abril 2019, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Paisagens visuais e sonoras: a) A imagem como instrumento explicativo contemporâneo; b) Análise de imagens: o que dizem, o que mostram; c) A tradição geográfica visual; d) Explorar as imagens mentais dos observados; e) Photo-ellicitation; f) O Som ao Redor no mundo.

 

Bibliografia

Rose, G. (2002). Visual methodologies:  An introduction to researching with visual materials. London: Sage.

Craine, J. and Gardner, C. (2016) Visual Methodology. In Hay, I. (ed.) Qualitative Research Methods in Human Geography, pp. 149-188. Oxford University Press.

Harper, D. (2002). Talking about pictures: A case for photo elicitation. Visual Studies, 17(1), 13-26.

Paiva, D. (2018). Dissonance: scientific paradigms underpinning the study of sound in geography. Fennia-International Journal of Geography, 196(1), 77-87.

 

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298

 


Metodologias móveis: captando movimento, shadowing e outras.

4 Abril 2019, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Metodologias móveis: captando movimento, shadowing e outras: a) Captar o movimento: apostas e progresso científico; b) Estudar mobilidades in situ; estudar meios profissionais e conhecimentos implícitos/não-verbais; c) Importância da pergunta de investigação; d) O carro como elemento de socialização; e) Rever filmagens para suscitar respostas, como transcrever; f) Shadowing para percebe regras não-escritas das profissões; g) Exercício Prático para fazer durante a semana:  Mobilidade: percurso casa-IGOT ou outro; Actividade: captar movimento ou conhecimento não-escrito.

 

Bibliografia

Elliot, A., Norum, R., & Salazar, N. B. (Eds.). (2017). Methodologies of mobility: Ethnography and experiment. NY: Berghahn Books.

Gilliat-Ray, S. (2011). ‘Being there’: the experience of shadowing a British Muslim Hospital chaplain. Qualitative Research, 11(5), 469-486.

 

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298


Grupos Focais Participativos

28 Março 2019, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Grupos Focais Participativos: a) Da propaganda e dos estudos de mercado à metodologia do desenvolvimento (PRA) e às ciências sociais; b) Regras básicas, virtualidades e limitações; c) Técnicas de animar focus group: composição do grupo, perguntas e saturação; d) Exercício Prático: Escolher ‘Moderador’; Escolher ‘Tirador de notas’; Grupo Focal – 25’.

 

Bibliografia

Laurier, E. (2013). Capturing motion: video set-ups for driving, cycling and walking.  The Routledge Handbook of Mobilities, 493-502.

Laurier, E., Lorimer, H., Brown, B., Jones, O., Juhlin, O., Noble, A., ... & Swan, L. (2008). Driving and ‘passengering’: Notes on the ordinary organization of car travel. Mobilities, 3(1), 1-23.

Normark, D., Cochoy, F., Hagberg, J., & Ducourant, H. (2018). Mundane intermodality: a comparative analysis of bike-renting practices. Mobilities, 13(6), 791-807.

 

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298


Entrevistas semi-dirigidas e Histórias de Vida (cont.)

21 Março 2019, 17:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Recolha Etnográfica: a) Observação participante: história, modalidades, imersão; b) Caderno e diário de campo, mapas de parentesco e outros instrumentos de recolha e organização de dados; c) Rituais, organizações, mundivisões – objectos de análise; d) A etnografia na Geografia Urbana; e) Visionamento de excertos de documentários etnográficos: Les Maitres Fous, Jean Rouch, 1955; High School, 1968 e Titicut Follies, 1967, Frederick Wiseman; Já me Transformei em Imagem, 2018, Zezinho Yube; Swagatam, 1998, Catarina Alves Costa.

 

Bibliografia

Chambers, R. (2008). PRA, PLA and pluralism: Practice and theory. The Sage handbook of action research. Participative inquiry and practice, 2, 297-318.

Da Silva, T. G. (2017). Já me transformei em imagem:  Apropriações indígenas da tecnologia no coletivo Vídeo nas Aldeias. CROMA, (10), 102-110.

Chambers, R., & Blackburn, J. (1996). The power of participation: PRA and policy (https://www.ids.ac.uk/publications/the-power-of-participation-pra-and-policy/).

 

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298