Sumários
Entrevistas semi-dirigidas e Histórias de Vida (cont.)
14 Março 2019, 17:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Entrevistas semi-dirigidas e Histórias de Vida (cont.): a) Reflexividade e posicionalidade; b) Exercício prático: entrevistas cruzadas entre grupos. Organizar duplas de entrevistadores – 10’; Fazer guião – 20’; Entrevista – 15’ – sobre tópicos relevantes aos entrevistados: Fazer texto explicativo com excertos – 30’; Apresentação 3 minutos (x 6) – 20’
Recolha Etnográfica: a) Observação participante: história, modalidades, imersão; b) Caderno e diário de campo, mapas de parentesco e outros instrumentos de recolha e organização de dados; c) Rituais, organizações, mundivisões – objectos de análise; d) A etnografia na Geografia Urbana; e) Visionamento de excertos de documentários etnográficos: Les Maitres Fous, Jean Rouch, 1955; High School, 1968 e Titicut Follies, 1967, Frederick Wiseman; Já me Transformei em Imagem, 2018, Zezinho Yube; Swagatam, 1998, Catarina Alves Costa.
Bibliografia
Chambers, R. (2008). PRA, PLA and pluralism: Practice and theory. The Sage handbook of action research. Participative inquiry and practice, 2, 297-318.
Da Silva, T. G. (2017). Já me transformei em imagem: Apropriações indígenas da tecnologia no coletivo Vídeo nas Aldeias. CROMA, (10), 102-110.
Chambers, R., & Blackburn, J. (1996). The power of participation: PRA and policy (https://www.ids.ac.uk/publications/the-power-of-participation-pra-and-policy/).
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298
Entrevistas semi-dirigidas e Histórias de Vida.
7 Março 2019, 17:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Prof. Eduardo Ascensão. Entrevistas semi-dirigidas e Histórias de Vida. a) Considerações epistemológicas prévias; b) Como construir um guião; c) Como conduzir uma entrevista; d) Como organizar dados; e) Modos de análise de discurso.
Bibliografia:
Davies, J.; Singh, C.; Tebboth, M.; Spear, D.; Mensah, A.; Ansah, P. (2018) - Conducting life history interviews: a how-to guide. Cape Town, University of Cape Town.
Howell, S. (2018). Ethnography. The Cambridge encyclopedia of anthropology (https://www.anthroencyclopedia.com/entry/ethnography).
Geertz, C. (1972). Deep play: Notes on the Balinese cockfight. Daedalus, 101(1), 1-37.
Pina Cabral, J. (1983). Notas críticas sobre a observação participante no contexto da etnografia portuguesa. Análise Social, 327-339.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298
A investigação em geografia humana: questões epistemológicas, ideológicas e ontológicas. Relação entre teoria e metodologia e o debate da investigação quantitativa / qualitativa.
28 Fevereiro 2019, 17:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Professor Herculano Cachinho. A investigação em geografia humana: questões epistemológicas, ideológicas e ontológicas. Relação entre teoria e metodologia e o debate da investigação quantitativa / qualitativa. Análise do texto de Bárbara Phillips (2003) “City Lights” e realização de uma ficha de leitura activa de textos científicos.
Bibliografia:
Phillips, B. (2003) – City Lights: Urban-Suburban Life in the Global Society. New York, Oxford University Press.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298
Apresentação dos docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.
21 Fevereiro 2019, 17:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelos 3 docentes. Apresentação dos docentes e dos alunos. Informação aos alunos sobre a forma de funcionamento e organização do seminário. Conteúdos programáticos, avaliação e bibliografia de base.
A avaliação é a seguinte:
Alunos em regime normal
- 1 trabalho (individual ou em grupos de 2 pessoas no máximo) com a selecção, recolha e tratamento de dados qualitativos para trabalho da disciplina de Geografias Culturais (Prof. Eduardo Brito-Henriques), com apresentação oral (45%)
- 1 trabalho (individual ou em grupos de 2 pessoas no máximo) sobre a recolha de dados quantitativos com apresentação oral (45%)
- Participação e assiduidade às aulas (10%)
Alunos em regime especial
- 1 trabalho individual sobre a recolha de dados qualitativos com apresentação oral (50%)
- 1 trabalho individual sobre a recolha de dados quantitativos com apresentação oral (50%)
Bibliografia
Atkinson, P., Coffey, A., Delamont, S., Lofland, J., & Lofland, L. (Eds.). (2001). Handbook of ethnography. London: Sage.
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. London: Sage.
Gilliat-Ray, S. (2011). ‘Being there’: the experience of shadowing a British Muslim Hospital chaplain. Qualitative Research, 11(5), 469-486.
Laurier, E. (2013). Capturing motion: video set-ups for driving, cycling and walking. The Routledge Handbook of Mobilities, 493-502.
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Lisboa: Report Number.
Phillips, B. (1996). City lights: Urban-suburban life in the global society (p. 201). New York: Oxford University Press.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1298