Sumários

Apoio aos grupos de alunos sobre os trabalhos a decorrer.

17 Novembro 2016, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apoio aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos. Os grupos e os temas apoiados nesta aula foram: Diogo Silva, André Ribeiro e Ana Rita Santos (a transição do estudo para o mercado de trabalho, comparando Portugal com a Islândia; os alunos tiveram substituíram a Finlândia pela Islândia, estão a aplicar os questionários numa escola secundária da região de Lisboa; estão a consultar dados do relatório PISA); Ricardo Martins, Felícia Soares e Luzinete Ferreira (causas e consequências do Brexit; comentários da docente à análise social do Brexit já redigida pelos alunos); Jéssica Carmo, Bruno Pires e Renato Marques (recolha de informação sobre os resultados do PISA para Portugal e Finlândia); André Paixão, Hugo Martins, Márcio Ferreira e Renato Albuquerque (análise do guião da entrevista a realizar junto de um jovem agricultor de Mangualde); Steffen Dibke (O Brexit e os impactos na investigação e ciência no RU e na Europa; análise de dados e consulta bibliográfica); Fábio Faia, André Machado, Élvio Martins, Carolina Dias (Inversão do envelhecimento da população nos países nórdicos: estratégias e políticas; orientação na exploração dos dados do Eurostat); Bogumila Szczepaniak e Anna Szprycha (a integração da Polónia na EU; análise de dados e gráficos já recolhidos pelas alunas); Inês Cristo e Rafael Almeida (Abandono escolar: contraste entre Portugal e a Croácia; análise das diferenças entre os dois países relativamente à taxa de abandono escolar).

  

Bibliografia:

OECD (2013) - PISA 2012 Results in Focus: What 15-year-olds know and what they can do with what they know: Key results from PISA 2012 (https://www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results.htm).

Neyer, Gerda & Andersson, Gunnar (2007) - Consequences of Family Policies on Childbearing Behavior: Effects or Artifacts?, Max Planck Institute for Demographic Research WORKING PAPER WP 2007-021 MAY 2007. (http://www.demogr.mpg.de/papers/working/wp-2007-021.pdf)

Turismo de Portugal (2011) - Plano Estratégico Nacional Do Turismo Propostas Para Revisão No Horizonte 2015 – Versão 2.0 (http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/publicacoes/Documents/PENT%20Revisao%202011.pdf)

Swati Dhingra, Gianmarco Ottaviano, Thomas Sampson and John Van Reenen (2016) - The consequences of Brexit for UK trade and living standards. London School of Economics. (http://cep.lse.ac.uk/pubs/download/brexit02.pdf)

The EU economics and policies, Ali M. El-Agraa, 2007 (cap. 28.2 The vision of contemporary politicians p. 543); ver tb cap. 26.3 de Ali M. El-Agraa, 2011

The EU economics and policies, Ali M. El-Agraa, 2011 (cap. 20 The Common Agricultural Policy p.306).

  

Página Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7239


Aula n.º 14

16 Novembro 2016, 08:00 Luis Moreno

A Agenda de Política Social da UE. Os modelos bismarckiano e beveridgiano e os regimes sociais do pós-Guerra.


Apoio aos grupos de alunos sobre os trabalhos a decorrer.

10 Novembro 2016, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apoio aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos. Os grupos e os temas apoiados nesta aula foram: Diogo Silva, André Ribeiro e Ana Rita Santos (a transição do estudo para o mercado de trabalho, comparando Portugal com a Finlândia; os alunos tiveram respostas negativas de duas das escolas e estão a preparar-se para aplicar os questionários na 3ª escola); Ricardo Martins, Felícia Soares e Luzinete Ferreira (causas e consequências do Brexit; comentários da docente à introdução, devolução aos alunos do texto recebido, incluindo comentários da docente sobre a parte económica do Brexit); Joana Silva, Márcia Gonçalves, Maria Martins e Inês Melo (o turismo em espaço rural em Portugal; pesquisa bibliográfica no site do Turismo de Portugal e de dados estatísticos no site do INE; análise da pertinência das perguntas do guião de entrevista para o empreendimento em Azeitão); Jéssica Carmo, Bruno Pires e Renato Marques (recolha de informação sobre os resultados do PISA para Portugal e Finlândia); André Paixão, Hugo Martins, Márcio Ferreira e Renato Albuquerque (definição de perguntas a abordar numa entrevista a um jovem agricultor de Mangualde); Steffen Dibke (O Brexit e os impactos na investigação e ciência no RU e na Europa); Fábio Faia, André Machado, Élvio Martins, Carolina Dias (Inversão do envelhecimento da população nos países nórdicos: estratégias e políticas; orientação na exploração dos dados do Eurostat).


Bibliografia:

OECD (2013) - PISA 2012 Results in Focus: What 15-year-olds know and what they can do with what they know: Key results from PISA 2012 (https://www.oecd.org/pisa/keyfindings/pisa-2012-results.htm).

Rodrigues, A. 82013) - Projecto Urbanístico de Turismo Rural. Tese de mestrado, UBI.

Silva, L. (2005/2006) - Os impactos do turismo em espaço rural (http://www.uc.pt/en/cia/publica/AP_artigos/AP22.23.13_Silva.pdf)

 

 

Página Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7239


Aula n.º 12

9 Novembro 2016, 08:00 Luis Moreno

Orientações recentes da Política Económica da UE. Problemas e evolução da governança económica da UE.


Acompanhamento aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos.

3 Novembro 2016, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apoio aos grupos de alunos sobre os temas de trabalho já escolhidos. Os grupos e os temas apoiados nesta aula foram: Diogo Silva, André Ribeiro e Ana Rita Santos (a transição do estudo para o mercado de trabalho, comparando Portugal com a Finlândia; elaboração do questionário a aplicar aos docentes em 3 escolas da região de Lisboa; esboço da entrevista a aplicar às associações de professores); Ricardo Martins, Felícia Soares e Luzinete Ferreira (causas e consequências do Brexit; comentários da docente à introdução, definição de objectivos e problemática); Joana Silva, Márcia Gonçalves, Maria Martins e Inês Melo (o turismo em espaço rural em Portugal; pesquisa bibliográfica no site do Turismo de Portugal e de dados estatísticos no site do INE; já estão a redigir o texto); Jéssica Carmo, Bruno Pires e Renato Marques (definição da pergunta de partida e de duas hipóteses de investigação; recolha de informação quantitativa no site do Eurostat e comparação de Portugal com a Finlândia); Bogumila Szczepaniak e Anna Szprycha (a integração da Polónia na EU; leitura e comentário do plano de trabalho e 4 perguntas de investigação); Ana João, Sara Lopes e Ana Fernandes (Exportações, competitividade tecnológica na U.E.; aconselhamento de artigos científicos que devem ler); Inês Cristo e Rafael Almeida (Abandono escolar: contraste entre Portugal e a Croácia; receberam orientações bibliográficas da docente).


Bibliografia:

Janis Priedea , Elisabeth T. Pereira (2015) – “European Union’s Competitiveness and Export Performance in Context of EU – Russia Political and Economic Sanctions”, Procedia - Social and Behavioral Sciences 207, pp. 680 – 689.

Janis Priedea , Josef Neuert (2015) – “Competitiveness Gap of the European Union Member Countries in the Context of Europe 2020 Strategy”, Procedia - Social and Behavioral Sciences 207, pp. 690 – 699.

Clem, R.S. and Chodakiewicz, M.J. (2004), „Poland Divided: Spatial Differences in the June 2003. EU Accession Referendum‟, Eurasian Geography and Economics, vol. 45, no. 7, pp. 465-480.

European Comission (06.04.2016), Communication from the Commission to the European Parliament and the Council. Towards a Reform of the Common European Asylum System and Enhancing Legal Avenues to Europe. Available at: http://ec.europa.eu/dgs/home-affairs/whatwe-do/policies/european-agenda-migration/proposal-implementationpackage/docs/20160406/towards_a_reform_of_the_common_european_asylum_system_and_ enhancing_legal_avenues_to_europe_-_20160406_en.pdf.

 

 

Página Moodle: https://plataforma.elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=7239