Sumários

A construção do modelo de análise.

22 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula lecionada pelo Prof. Herculano Cachinho. A construção do modelo de análise: Formulação de hipóteses de investigação e Exemplos de hipóteses e de modelos de análise.

 

Bibliografia:

R. Quivy e L. Campenhoudt (1995). Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa – páginas 109-151.

Novak, Joseph D. (2000). Aprender, criar e utilizar o conhecimento: mapas conceptuais como ferramentas de facilitação nas escolas e empresas, Plátano, Lisboa.

Ontoria, A. et al. (1994). Mapas conceptuais. Uma técnica para aprender, Edições ASA, Porto www.novamind.com

Cachinho, A. (2002). O Comércio retalhista português: pósmodernidade, consumidores e espaço, Gepe, Lisboa - páginas 15-62.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285  


Elaboração da problemática: definição de objetivos e conceitos chave. Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.

18 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

A primeira parte da aula foi lecionada pelo Prof. Herculano Cachinho e a 2º parte da aula foi lecionada pelos três docentes. Elaboração da problemática: definição de objetivos e conceitos chave. Orientação dos grupos de alunos nos seus temas de trabalho, nomeadamente a definição da pergunta de partida, as perguntas complementares, os dois termos da questão de partida.

Orientação dos grupos. Os grupos orientados foram: Jorge Pereira e Ricardo Augusto (a língua a incorporação dos nepaleses no mercado de trabalho); Marta Ferreira e Patrícia Ferreira (os refugiados e os modelos de incorporação no mercado de habitação); André Gomes (a integração da geração 1.5 e o sentimento de identidade e pertença); Victorino Vaz e Konstantin Eduardovitch K. (os processos de realojamento no concelho da Amadora e a integração dos realojados do Bairro de Santa Filomena).

 

Bibliografia:

THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285  


Apresentação pelos grupos das QP+Problemática.

15 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula leccionada pelos três docentes.

Apresentação pelos grupos das QP+Problemática.

  

Bibliografia:

FLOWERDEW, Robin; MARTIN, David (eds.) (2005), Methods in human geography: a guide for students doing a research project. Essex, Pearson.

KITCHIN, Rob; TATE, Nicholas (2000), Conducting research into human geography. Harlow, Pearson/ Prentice-Hall..

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285 

 


Apresentação pelos grupos das QP+Problemática.

11 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula leccionada pelos três docentes.

Apresentação pelos grupos das QP+Problemática.

 

Bibliografia:

FLOWERDEW, Robin; MARTIN, David (eds.) (2005), Methods in human geography: a guide for students doing a research project. Essex, Pearson.

KITCHIN, Rob; TATE, Nicholas (2000), Conducting research into human geography. Harlow, Pearson/ Prentice-Hall..

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285  

 


Tutoria aos grupos de trabalho.

8 Março 2019, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Aula leccionada pelos três docentes.

Tutoria aos grupos de trabalho.

 

Bibliografia:

QUIVY, Raymond; Van CAMPENHOUDT, Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.

FLOWERDEW, Robin; MARTIN, David (eds.) (2005), Methods in human geography: a guide for students doing a research project. Essex, Pearson.

 

Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285