Sumários
Elaboração da problemática.
1 Março 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Professor Herculano Cachinho.
Elaboração da problemática: Definição de objetivos e conceitos chave. Esquemas de intelegibilidade e causalidade.
Tutoria aos projetos.
Bibliografia:
THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
Exploração da Questão de Partida. Leituras, entrevistas e métodos complementares.
25 Fevereiro 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelos três docentes.
Exploração da Questão de Partida.
As leituras: seleção da bibliografia pertinente e leitura ativa da mesma.
As entrevistas exploratórias: objetivos, pessoas a entrevistar e cuidados a ter na condução das entrevistas.
Os métodos complementares: cadernos de campo e observação direta; arquivos fotográficos, e outras fontes documentais.
Tutoria aos projetos.
Bibliografia:
QUIVY, Raymond; Van CAMPENHOUDT, Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
Alguns requisitos da investigação científica. As três grandes etapas de um protejo de investigação. A questão de partida: características e exemplos.
22 Fevereiro 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Professor Herculano Cachinho.
Alguns requisitos da investigação científica.
As três grandes etapas de um protejo de investigação: ruptura com os pré-conceitos; construção através da razão e verificação através dos factos, das evidências e da argumentação.
Questão de partida: princípios a observar na sua formulação: a) Questões que suportam a QP; b) Clareza dos termos que compõem a QP; c) Natureza dos dados necessários para responder à QP; d) Exequibilidade da QP; e) Pertinência/isenção de juízos de valor
Exemplos de boas e más questões de partida.
Bibliografia:
CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.
QUIVY, Raymond; Van CAMPENHOUDT, Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
Apresentação, programa da u.c., avaliação, bibliografia e objectivos do seminário.
18 Fevereiro 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentação dos docentes aos alunos e forma de funcionamento da u.c (Organização das sessões teóricas, práticas e de tutoria). Conteúdos programáticos e objectivos do seminário. Competências que os alunos devem adquirir. Bibliografia e sistema de avaliação. Recolha junto dos alunos dos potenciais temas / problemas para investigação a desenvolver ao longo do semestre.
A avaliação do seminário comporta os seguintes elementos:
- Apresentação oral (15’) – Definição e exploração da questão de partida: 10% (11 e 15 março);
- Relatório – revisão bibliográfica+Modelo de análise (2000-2500 palavras): 20% (31 março);
- Apresentação oral (15’) - Roteiro metodológico: 15% (15 de abril);
- Apresentação oral e discussão do trabalho: 20% (7 junho);
- Trabalho final – normas de um artigo da Finisterra (6000-8000 palavras): 35% (23 junho).
Nota: Devido à natureza do seminário de investigação, não estão previstos regimes especiais de avaliação. Todos os alunos devem realizar os mesmos elementos de avaliação.
Bibliografia:
ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.
CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.
FLOWERDEW, Robin; MARTIN, David (eds.) (2005), Methods in human geography: a guide for students doing a research project. Essex, Pearson.
HOLLOWAY, Sarah; RICE, Stephen; VALENTINE, Gill (eds.) (2003), Key concepts in geography. London, Sage.
KITCHIN, Rob; TATE, Nicholas (2000), Conducting research into human geography. Harlow, Pearson/ Prentice-Hall.
QUIVY, Raymond; Van CAMPENHOUDT, Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.
Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285