Sumários
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: os instrumentos de observação.
8 Abril 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Prof. Herculano Cachinho. Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: os instrumentos de observação (guião das entrevistas, grelhas de observação e formulários dos inquéritos).
Bibliografia:
GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamin (1992), O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras Editora, Celta. (cota: 303 GHI,R)
Hill, Manuela M.; Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário, Sílabo, Lisboa. (1ª parte: 1-166)
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
A observação. Observar o quê, como e para quê?
5 Abril 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula leccionada por Alina Esteves. A observação. Observar o quê, como e para quê? Em que consiste a observação. O que precisamos de observar. Quem devemos observar. Como devemos proceder à observação. Finalidades e objetivos da observação.
Bibliografia:
ANDRÉ, Isabel M. (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: Programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos. (cota: GA-287)
J. Davies, C. Singh, M. Tebboth, D. Spear, A. Mensah & P. Ansah (2018) How to conduct life history interviews. (http://www.uct.ac.za/sites/default/files/image_tool/images/138/crossregion/How-to_Guide_Conducting_Life_History_Interviews.pdf)
R. Quivy e L. Campenhoudt (1995). Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa – páginas 153-207 (cota: Ka-194GE)
R. Kitchin & N. Tate (2000). Conducting Research into Human Geography, Pretence Hall, Essex (cota: A - 369 GE)
Capítulo 3 – Data generation for quantitative analysis (pp. 45-69)
Capítulo 7 – Producing data for qualitative analysis (pp. 211-228)
GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamin (1992), O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras Editora, Celta. (cota: 303 GHI,R)
Hill, Manuela M.; Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário, Sílabo, Lisboa. (1ª parte: 1-166)
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
Orientação de grupos de alunos: o modelo de análise as hipóteses de investigação.
1 Abril 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelos três docentes. Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: preparação da apresentação a realizar na próxima aula sobre a problemática. Os grupos orientados foram: Jorge Pereira e Ricardo Augusto (a língua a incorporação dos nepaleses no mercado de trabalho); Marta Ferreira e Patrícia Ferreira (os refugiados e os modelos de incorporação no mercado de habitação).
Bibliografia:
Jennifer McGarrigle & Eduardo Ascensão (2017) "Emplaced mobilities: Lisbon as a translocality in the migration journeys of Punjabi Sikhs to Europe", Journal of Ethnic and Migration Studies, DOI: 10.1080/1369183X.2017.1306436
Jill Ahrens Melissa Kelly Ilse Van Liempt (2016) "Free Movement? The Onward Migrationof EU Citizens Born in Somalia, Iran,and Nigeria", Popul. Space Place, 22, pp.84-98.
Shelley K. Taylor (2010) "Beyond Bilingual Education: Multilingual Language Education in Nepal", Gist Education and Learning Research Journal, pp. 138-154.
Deborah Phillips (2006) "Moving Towards Integration: The Housing of Asylum Seekers and Refugees in Britain", Housing Studies, 21:4, 539-553, DOI: 10.1080/02673030600709074
ICMC (2018) A Place to Live, A Place to Stay. A Good Practice Guide for Housing in Refugee Resettlement. Brussels: International Catholic Migration Commission (ICMC) Europe.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: o modelo de análise.
29 Março 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula lecionada pelo Prof. Herculano Cachinho. Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: o modelo de análise.
Bibliografia:
THOMAS, Gary (2009). How to do your Research Project: a guide for students in education and applied social sciences, Londres, Sage.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: o modelo de análise.
25 Março 2019, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Aula leccionada pelo Prof. Eduardo Brito Henriques e Alina Esteves. Orientação dos grupos de alunos nos seus temas de trabalho, quanto ao modelo de análise. Os grupos orientados foram: Jorge Pereira e Ricardo Augusto (a língua a incorporação dos nepaleses no mercado de trabalho); Marta Ferreira e Patrícia Ferreira (os refugiados e os modelos de incorporação no mercado de habitação); André Gomes (a integração da geração 1.5 e o sentimento de identidade e pertença); João Soares e Margarida Rodrigues (o envelhecimento activo no concelho de Monchique); João Cardoso e Diogo Anjos (a transformação do tecido comercial na Ericeira e a actividade do surf); Bruno Batista e Marco Branco (o envelhecimento demográfico do concelho do Barreiro e o declínio do Fórum Barreiro).
OECD (2018) - Settling In 2018. Indicators of Immigrant Integration (DOI:https://doi.org/10.1787/9789264307216-en). Paris: OECD.
Justyna Salamonska and Anne Unterreiner (2019) “Integration Constellations”–The Interactionbetween Destination and Origin Countriesand Civil Society Organizations in Migrant Integration", International Migration.
Blanca Garcés-Mascareñas and Rinus Penninx (2015) Integration Processes and Policies in Europe. Contexts, Levels and Actors. Edited by Blanca Garcés-Mascareñas, Rinus Penninx. London: Springer.
Deborah Phillips (2006) "Moving Towards Integration: The Housing of Asylum Seekers and Refugees in Britain", Housing Studies, 21:4, 539-553, DOI: 10.1080/02673030600709074
ICMC (2018) A Place to Live, A Place to Stay. A Good Practice Guide for Housing in Refugee Resettlement. Brussels: International Catholic Migration Commission (ICMC) Europe.
IFHP (2015) Housing Refugees Report Part of the IFHP Refugee Housing Programme. Copenhagen: International Federation for Housing and Planning.
Moodle: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=1285