Sumários
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.
19 Abril 2018, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: elaboração do esquema analítico, hipóteses de investigação, guião das entrevistas e formulários dos inquéritos, dependendo do grau de avanço dos grupos. Os grupos orientados foram: Rúben Vitorino e Soraia Pegada (o acolhimento de refugiados na AML) e Marcela Barata e Júlio Pinheiro (o contacto inter-étnico em dois bairros da freguesia de Sacavém, concelho de Loures).
Bibliografia:
Maria Lucinda Fonseca (Coord.), Jennifer McGarrigle (Coord.), Alina Esteves, Dora Sampaio, Rui Carvalho, Jorge Malheiros, Luis Moreno (2012) - Modes of inter-ethnic coexistence in three neighbourhoods in the Lisbon Metropolitan Area: a comparative perspective. Lisboa, Edições Colibri.
Maria Lucinda Fonseca, Jennifer McGarrigle, Alina Esteves (2013) “Neighbourhood integration in European multi-ethnic cities. Evidence from the Geitonies project, Finisterra, vol. 48, nº96, pp. 7-16.
Maria Lucinda Fonseca, Jennifer McGarrigle (2013) Modes of neighbourhood embeddedness in three multi-ethnic neighbourhoods in Lisbon. An exploratory analysis, Finisterra, vol. 48, nº96, pp. 17-42.
Santinho, M. C. (2009) – “Reconstruindo memórias: jovens refugiados em Portugal”, Saúde e Sociedade, Volume: 18, Issue: 4, pp.582-589.
Santinho, M. C. (2016) – Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde, Dissertação de Doutoramento apresentada ao ISCTE, Lisboa.
Santinho, M. C. (2013) « Afinal, que asilo é este que não nos protege? « , Etnográfica, vol. 17 (1), pp.5-29.
Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51
A observação. Observar o quê, como e para quê?
17 Abril 2018, 15:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
A observação. Observar o quê, como e para quê? Em que consiste a observação. O que precisamos de observar. Quem devemos observar. Como devemos proceder à observação. Finalidades e objetivos da observação.
Aula leccionada por Alina Esteves.
Bibliografia:
ANDRÉ, Isabel M. (2005), Metodologias de
investigação em geografia humana: Programa. Lisboa, Centro de Estudos
Geográficos. (cota: GA-287)
R. Quivy e L. Campenhoudt (1995).
Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa – páginas 153-207 (cota:
Ka-194GE)
R. Kitchin & N. Tate (2000). Conducting Research
into Human Geography, Pretence Hall, Essex (cota: A - 369 GE)
Capítulo 3 – Data generation for
quantitative analysis (pp. 45-69)
Capítulo 7 – Producing data for
qualitative analysis (pp. 211-228)
GHIGLIONE, Rodolphe;
MATALON, Benjamin (1992), O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras Editora, Celta.
(cota: 303 GHI,R)
Hill, Manuela M.;
Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário, Sílabo, Lisboa. (1ª parte:
1-166)
Apresentações dos alunos sobre a problemática.
12 Abril 2018, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Apresentações – problematização, objectivos e conceitos.
Os grupos foram: Pedro Bastos e Francisco Santos (Estratégia geográfica da cadeia Padaria portuguesa); Maria Martins e Catarina Marques (A oferta hoteleira na cidade de Lisboa); Flávia Sanches e Joana Mota (As perceções dos comerciantes do Bairro de Alvalade sobre o comércio eletrónico); André Campos e Leonardo Bertão (Despovoamento e abandono das aldeias de Mação (região centro)); André Pires e Fábio Felgueiras (Dinâmicas comerciais do Chiado); Júlio Pinheiro e Marcela Barata (Contacto interétnico entre residentes de dois bairros); João Cardoso (Barreiro e o processo de desindustrialização); David Pinto e Ricardo Rodrigues (As Dinâmicas Comerciais no Parque das Nações); Rúben Vitorino e Soraia Pegada (A integração de refugiados na área metropolitana de Lisboa).
Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.
CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.
QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.
Construção do modelo de análise; Conceptualização.
10 Abril 2018, 15:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Construção do modelo de análise; Conceptualização.
Aula leccionada pelo Professor Herculano Cachinho.
Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.
CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.
QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.
Orientação de grupos de alunos: preparação da apresentação sobre a problemática.
5 Abril 2018, 13:00 • Alina Isabel Pereira Esteves
Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: preparação da apresentação a realizar na próxima aula sobre a problemática.
Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.
CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.
QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.