Sumários

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho.

19 Abril 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: elaboração do esquema analítico, hipóteses de investigação, guião das entrevistas e formulários dos inquéritos, dependendo do grau de avanço dos grupos. Os grupos orientados foram: Rúben Vitorino e Soraia Pegada (o acolhimento de refugiados na AML) e Marcela Barata e Júlio Pinheiro (o contacto inter-étnico em dois bairros da freguesia de Sacavém, concelho de Loures).

 

Bibliografia:

Maria Lucinda Fonseca (Coord.), Jennifer McGarrigle (Coord.), Alina Esteves, Dora Sampaio, Rui Carvalho, Jorge Malheiros, Luis Moreno (2012) - Modes of inter-ethnic coexistence in three neighbourhoods in the Lisbon Metropolitan Area: a comparative perspective. Lisboa, Edições Colibri.

Maria Lucinda Fonseca, Jennifer McGarrigle, Alina Esteves (2013) “Neighbourhood integration in European multi-ethnic cities. Evidence from the Geitonies project, Finisterra, vol. 48, nº96, pp. 7-16.

Maria Lucinda Fonseca, Jennifer McGarrigle (2013) Modes of neighbourhood embeddedness in three multi-ethnic neighbourhoods in Lisbon. An exploratory analysis, Finisterra, vol. 48, nº96, pp. 17-42.

Santinho, M. C. (2009) – “Reconstruindo memórias: jovens refugiados em Portugal”, Saúde e Sociedade, Volume: 18, Issue: 4, pp.582-589.

Santinho, M. C. (2016) – Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde, Dissertação de Doutoramento apresentada ao ISCTE, Lisboa.

Santinho, M. C. (2013) « Afinal, que asilo é este que não nos protege? « , Etnográfica, vol. 17 (1), pp.5-29.


Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51  

 

 

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51  


A observação. Observar o quê, como e para quê?

17 Abril 2018, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

A observação. Observar o quê, como e para quê? Em que consiste a observação. O que precisamos de observar. Quem devemos observar. Como devemos proceder à observação. Finalidades e objetivos da observação.

Aula leccionada por Alina Esteves.

 

Bibliografia:

ANDRÉ, Isabel M. (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: Programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos. (cota: GA-287)
R. Quivy e L. Campenhoudt (1995). Manual de investigação em ciências sociais, Gradiva, Lisboa – páginas 153-207 (cota: Ka-194GE)
R. Kitchin & N. Tate (2000). Conducting Research into Human Geography, Pretence Hall, Essex (cota: A - 369 GE)
            Capítulo 3 – Data generation for quantitative analysis (pp. 45-69)
            Capítulo 7 – Producing data for qualitative analysis (pp. 211-228)
GHIGLIONE, Rodolphe; MATALON, Benjamin (1992), O inquérito. Teoria e Prática. Oeiras Editora, Celta. (cota: 303 GHI,R)
Hill, Manuela M.; Hill, Andrew (2005). Investigação por questionário, Sílabo, Lisboa. (1ª parte: 1-166)
 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51  


Apresentações dos alunos sobre a problemática.

12 Abril 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Apresentações – problematização, objectivos e conceitos.

Os grupos foram: Pedro Bastos e Francisco Santos (Estratégia geográfica da cadeia Padaria portuguesa); Maria Martins e Catarina Marques (A oferta hoteleira na cidade de Lisboa); Flávia Sanches e Joana Mota (As perceções dos comerciantes do Bairro de Alvalade sobre o comércio eletrónico); André Campos e Leonardo Bertão (Despovoamento e abandono das aldeias de Mação (região centro)); André Pires e Fábio Felgueiras (Dinâmicas comerciais do Chiado); Júlio Pinheiro e Marcela Barata (Contacto interétnico entre residentes de dois bairros); João Cardoso (Barreiro e o processo de desindustrialização); David Pinto e Ricardo Rodrigues (As Dinâmicas Comerciais no Parque das Nações); Rúben Vitorino e Soraia Pegada (A integração de refugiados na área metropolitana de Lisboa).


Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.

CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.

QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51  


Construção do modelo de análise; Conceptualização.

10 Abril 2018, 15:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Construção do modelo de análise; Conceptualização.

Aula leccionada pelo Professor Herculano Cachinho.

 

Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.

CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.

QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51  


Orientação de grupos de alunos: preparação da apresentação sobre a problemática.

5 Abril 2018, 13:00 Alina Isabel Pereira Esteves

Orientação de grupos de alunos nos seus temas de trabalho: preparação da apresentação a realizar na próxima aula sobre a problemática.

 

Bibliografia: ANDRÉ, Isabel Margarida (2005), Metodologias de investigação em geografia humana: programa. Lisboa, Centro de Estudos Geográficos.

CLIFFORD, Nicholas J; VALENTINE, Gill (ed.) (2005), Key methods in geography. London, Sage.

QUIVY Raymond, Van CAMPENHOUDT Luc (2005), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva.

 

Link: https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=51